quinta-feira, 6 de junho de 2013

EXPERIÊNCIA LEITORA

                                               

Tive em minha infância bastante estímulo para leitura por parte de um tio que era professor de história. Desde muito antes de começar a ler, já ganhava livros com histórias ilustradas que me faziam viajar a lugares muitos distantes e maravilhosos que só existiam na minha imaginação. Conforme os anos iam passando o tipo dos livros que eu ganhava também mudava e eu não via a hora do meu tio chegar para ver que livro novo eu ia ganhar.  Lembro-me até hoje dos melhores, dos primeiros livros que li. Ganhei de presente de aniversário, deste mesmo tio, uma coleção que fazia um passeio pelas diferentes regiões do Brasil. Estava na 1ª série, começando aprender a ler e conheci as cinco regiões brasileiras e suas particularidades. Os livros eram muito bem ilustrados e algumas figuras se moviam conforme mudava de página. Acho que foi o melhor presente que tive até hoje, pois, nunca me esqueci.  Minhas professoras da 2ª e3ª séries elogiavam muito minhas redações. Diziam que eu tinha muita imaginação. Hoje entendo que esta facilidade que eu tinha para escrever bons textos estava diretamente relacionada com a prática leitora. Assim, por saber e reconhecer esta importância tento estimular ao máximo o prazer pela leitura em meus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário