quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sequência didática


Situação de Aprendizagem: Texto " Meu Primeiro Beijo "

Sondagem: 
-Já ouviram falar em beijo? Já beijaram? Foi bom?

Exploração do título:
-Será que o texto vai falar sobre beijo? Por quê?

Leitura do texto:
-Leitura silenciosa ( nesse momento o aluno deverá grifar as palavras que não conhece o significado ).
-Leitura em voz alta pelo professor, com pausa e entonação corretas.
-Conversando com o texto: agora, os alunos ( um por vez ) dizem a palavra que dificultou a compreensão do texto e, juntos chegaremos ao significado pelo contexto.
-Consulta ao dicionário para certificar o significado das palavras.
-Exploração da pontuação.
-Quem é o autor?
-Qual o público-alvo?
-Qual o meio de circulação?
Qual é o foco narrativo? Comprove com uma passagem do texto.
-Quem são as personagens? Como elas se comportam?
-Onde aconteceu a história? Como era esse lugar?
-Quando?
-Qual é o enredo?
-Retire do texto os marcadores temporais.
-Levante hipóteses: qual é o gênero textual? (É o momento que o professor vai à lousa e faz as anotações. Depois, os alunos escrevem a conclusão no caderno ).
-Retire do texto a parte que mais chamou a sua atenção. Justifique.
-Gostaram do texto? Por quê? Mudariam algo? Em caso afirmativo, o quê? Por quê?
-Conhecem algum texto com esse título? Qual?
-Apresentação do texto "Meu primeiro Beijo", de Clarice Lispector. Leitura (compartilhada) em voz alta pelos alunos da classe.
-Reflexões (intertextualização) sobre os textos: o que eles têm em comum? ( Fato? Lugar? Tempo? Personagens? Gênero? Foco Narrativo? O quê?)
-De qual texto você gostou mais? Justifique.

Produção escrita: escreva um texto narrativo, a partir do título: "O Primeiro Beijo". Seu texto pode ser escrito em 1ª ou 3ª pessoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário